domingo, 2 de maio de 2010

OPINIÃO - LIVRO - Peixe - Como Motivar e Gerar Resultados


Sempre achei que existe uma linha tênue que separa os livros de Administração do livros de Auto Ajuda, principalmente aqueles com temas motivacionais, de vendas, geração de resultados. O Peixe tem um pouco de todos estes assuntos.

É um livro pequenino, fácil de ler, cuja história gira em torno de uma executiva que assume um desafio de chefiar um departamento considerado um "depósito de energia tóxica". O livro vai mostrando o aprendizado dela para o enfrentamento desse desafio, usando como exemplo um mercado de peixes em Seattle, onde seus funcionários não consideram se tratar de um simples mercado de peixe, e sim um mercado mundialmente famoso, pois é mais interessante ser mundialmente famoso do ser apenas mais um mercado.

O livro tenta mostrar que é muito mais gratificante se trabalhar num ambiente com entusiasmo do que num ambiente sem vida, mesmo que você não esteja fazendo exatamente aquilo que você ama. Gostei de uma frase que diz que "Quando o aluno está pronto, o professor aparece.", retratando o momento em que a "ficha cai" e a executiva percebe que uma atitude precisa ser tomada para a mudança no departamento.

Pode até remeter um pouco à auto-ajuda, mas juro que achei uma leitura válida...

Mais frases:

"Existem pessoas cujos relógios param em determinado ponto de suas vidas."

"Pode-se observar muito apenas olhando..."

"Deixar de agir é falhar na certa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário